Vacinas

VACINAS 

Alguns países exigem que você tenha sido vacinado ante de entrar em seus domínios. Esse tema é um cuidado obrigatório de todo viajante e tivemos que nos preocupar antes de ir cair na estrada. Tivemos uma experiencia ruim em nossa lua de mel.

Quando fomos para a Africa do Sul em 2015, era obrigado a tomar a vacina da febre Amarela. Fizemos como manda o protocolo e tomamos a vacina meses antes da viagem. Era uma exigência da Tanzânia também, pais que eu visitei em 2012 para subir o Kilimanjaro.(Tomei naquela época, final de 2011, a vacina vale 10 anos).

Entretanto no caminho para o aeroporto em Porto Alegre, fomos assaltados e nós levaram quase tudo entre malas, maquinas fotográficas, notebooks,ternos e vestidos de casamento estavam os passaportes e dentro a bendita carteira de vacina. Fizemos o possível para chegar a tempo e não perder o voo que iria para Joanesburgo. Porem a South Africa Airlines, nós impediu de entrar no voo naquele dia, exigindo a vacina de febre amarela, mesmo explicando que os passaportes haviam sido roubados e nos estávamos vacinados e com um BO em mãos que comprovava o roubo, fomos impedidos de embarcar. O gerente apos muita insistência nos deixou embarcar no dia seguinte com a condição de apresentar a vacina. No dia seguinte com receio dos órgãos públicos no Brasil não acharem as localidades que fomos vacinados e os comprovantes, fomos surpreendidos: a Anvisa achou nossos comprovantes em um minuto. E apesar de todo o susto embarcamos para a Africa do Sul.

A vacinação antes de viajar é especialmente recomendada às pessoas que planejam viajar para países tropicais, especialmente os que passaram por epidemias de doenças como febre amarela.

Lembrete:

– A vacinação deve ser realizada preferencialmente de seis a oito semanas antes da partida e, pelo menos, quatro semanas antes da viagem.

– A vacinação deve ser feita especialmente em caso de viagens para as zonas rurais, florestais e para todos os lugares que possibilitem grande contato com a natureza.

– De acordo com as regras internacionais, a única vacinação obrigatória é contra a febre amarela. A falta desta vacinação pode causar proibição da entrada a determinados países. 

Em todo o mundo, 254 países são signatários do chamado Regulamento Sanitário Internacional (RSI). Desses, 152 exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (Civp) – a maioria, na América do Sul, América Central, África, Ásia e no Oriente Médio, além de ilhas localizadas no Caribe e na Oceania. Por isso esteja vacinado contra a febre Amarela, Hepatite A e B, tétano e difteria, febre tifoide, poliomielite, raiva. Fonte Agencia Brasil.

– O regulamento sobre a vacinação em diferentes países muda frequentemente. Por isso, antes de ir, verifique cuidadosamente as informações sobre vacinas necessárias e recomendadas.

Pandora on the road
Vacinas obrigatórias