Uruguai, Colonia do sacramento, Piriápolis

Montevidéu

 A capital do Uruguai e maior cidade do país é muito agradável, segura e arborizada. Montevidéu mescla ruas movimentadas para o comércio, no centro, ao redor da Avenida 18 de Julio,  com ares de cidade do interior nos bairros como Pocitos e Punta Carretas, onde a tranquilidade impera.  Banhada pelas águas do Rio da Prata, que, muitas vezes,  dá a sensação de ser o Oceano Atlântico, a capital uruguaia dispõe de várias praias em toda sua extensão, sendo um grande atrativo para os turistas e moradores no verão. Destacam-se a Praia de Pocitos e Punta gorda. Um dos locais mais apreciados é a Rambla, calçadão que costeia toda a cidade e possui cerca de 22 quilômetros. O local é ideal para fazer esportes, apenas passear tomando um mate ou admirar o sol se pôr.  

Pandora on the road
Rambla de Montividéo(Foto da internet)
Pandora on the road
Praça da Independência

                    As paixões nacionais são o mate, que muitos Uruguaios tomam sozinhos em suas pequenas cuias, e a  carne bovina uruguaia, que o país exporta 90 % de toda produção.  O lugar mais recomendado pelos locais para degustar uma bela Parrilla(churrasco) é o Mercado del Puerto: já comemos ali algumas vezes em nossas visitas,  sendo um passeio obrigatório para os marinheiros de primeira viagem. Todavia, prepare-se para gastar uma bela plata, pois uma refeição acompanhada de uma garrafa de vinho sai bem salgada, pois o lugar é muito turístico. Em compensação, você pode comprar carne nas diversas carnicerias espalhadas pela cidade e fazer sua própria Parrila. Como dessa vez alugamos um apartamento pelo Airbnb com terraço e parrilleira,  podemos desfrutar a experiência: assamos entrecot, assado de tira e chorizo para duas pessoas e saiu menos de R$ 40,00.

Pandora on the road
Parrilla Uruguaia

Montevidéu é extremamente plana e as melhores maneiras de explorá-la são de bike ou caminhando mesmo. Escolhemos a segunda opção e andamos por todo Centro Histórico, Rambla e Ciudad Vieja. A Avenida 18 de Julio concentra grande parte dos cafés e prédios antigos da cidade e muitas lojas para compras – desde as grandes lojas de departamento (a uruguaia Indian Emporium possui excelentes opções a preços convidativos) até as de marcas como Puma, Columbia e Adidas. No meio da avenida está a Intendência (Prefeitura), onde se pode-se subir gratuitamente até o ultimo andar (22º piso)  e ter uma vista privilegiada de toda a cidade. Uma lugarzinho “must go” que fica ao redor da Plaza Cagancha na 18 de Julio é o Mercado dos Artesãos, com dezenas de banquinhas coloridas de produtores locais, com todos os tipos de artesanato, brinquedos educativos, roupas, quadros, decoração e joias. 

Pandora on the road
Intendência(prefeitura) vista do ultimo andar. 
Pandora on the road
Banquinhas multicoloridas no Mercado dos Artesãos – Plaza Cagancha na 18 de Julio

Percorremos toda a Avenida 18 de Julio, que depois bifurca na Constituyente e que por sua vez vai virar Boulevard Espanha, passando pelo Parque Rodó e desembocando nos charmosos bairros de Punta Carretas e Pocitos.  Um passeio convidativo para apreciar todas as casas antigas e muito bem conservadas da cidade. Apenas tome cuidado para não pisar nos cocôs de cachorro, eles se multiplicam por aqui. Apesar de ser uma cidade muito limpa e organizada, os donos dos peros não têm costume de recolher as necessidades de seus bichinhos, fazendo da cidade um campo minado!

Pandora on the road
Praia de Pocitos

A entrada para a Ciudad Vieja possui um dos monumentos mais charmosos que é a Puerta da Ciudadelaum dos únicos resquícios da época em que Montevidéu inteira vivia atrás de uma muralha. Ao redor da praça principal, Plaza da Independencia,  também ficam outras 2 construções que são a história viva da cidade: Teatro Solís e Palacio Salvo. O teatro possui uma belíssima e imponente fachada, é o terceiro mais antigo da América do Sul, e, devido a um incêndio em 2004,  passou por anos de reformas. Já o Palácio Salvo, que apresenta um ar de mistério devido à arquitetura gótica e clássica, no alto de seus 95 metros de altura, é provavelmente o edifício mais emblemático da cidade e foi por muitos anos o edifício nais alto da América do Sul. 

Atrás da Porta da Cidade começa a Peatonal Sarandí, calçadão de pedestres que abriga em toda sua extensão diversos restaurantes, cafés, livrarias, antiquários e bancas de artesanato. Certa hora cruza com a calle Perez Castellano, outro calçadão que chega ao Mercado del Puerto; também abriga locais de gastronomia e compras. É na Sarandí que fica a nossa dica de lugar mais charmoso da viagem: o Sin Pretensiones (calle Sarandí 366 – abre de Seg a Sex), mistura de Café, Antiquário e Delicatessen. O lugar é todo decorado com móveis retrô e as louças são de uma delicadeza ímpar. A mesa de doces é de encher os olhos e te leva a uma tortuosa tarefa de escolher qual das iguarias provar. Optamos por uma torta de caramelo e pistache e de tão incrível que estava, provamos também a de caramelo com coco, de lamber os beiços! Não deixe de provar também a bebida típica uruguaia Grappamiel, mas não se engane com o sabor docinho que deixa na boca, pois possui até 25% de teor alcoólico. Excelente lugar pra passar uma tarde jogando conversa fora entre um café e outro, tentando abrir espaço no estômago para experimentar todos os doces possíveis. 

A Ciudad Vieja também possui uma vida noturna bastante agitada e tradicional; é lá que ficam alguns dos bares que são praticamente instituições da cidade: a Taberna El Pony Pisador (abre todos os dias e possui música ao vivo) e o mais tradicional de todos, o Bar Fun Fun, que há mais de 100 anos apresenta espetáculos de tango e Candombe, dança originária Uruguaia que surgiu ainda no século XVIII a partir da mistura de ritmos africanos trazidos ao rio da prata pelos escravos.

Pandora on the road
Café Sin Pretensiones
Pandora on the road
Torta de caramelo com pistache
Pandora on the road
Mesa de doces: impossível escolher um só.

Visitamos também a Torre das Comunicações da Antel, que fica perto da região portuária e também da antiga estação de trem da cidade.  Uma visita gratuita e guiada, onde se pode avistar lá de cima uma belíssima imagem do porto e do rio da prata. Um pena que o local não possui a manutenção adequada e os vidros estavam muito sujos, impossibilitando de ver com clareza ou tirar fotos com qualidade.

Um lugar que ficou faltando foi ir ao Mercado Agrícola de Montevideo (MAM – Rua José L. Terra 2220, no bairro Goes), um grande centro de varejo onde o intuito é oferecer uma enorme gama de produtos frescos e nativos, com forte identidade uruguaia, dentre estes frutas, legumes, antepastos, doces e vinhos. O local também conta com empórios, lojas de lembrancinhas, restaurantes e lanchonetes, sendo assim uma excelente opção de passeio pra toda a família. Ficamos curiosos pra conhecer. Além do MAM, também ficaram pra uma próxima visita o Jardim Botânico e o Rosedal, que é considerado o coração do Parque do Prado e onde foram plantadas 12 mil roseiras; certamente  uma visita imperdível na Primavera.

 

Mais do Uruguai

Colônia do Sacramento

Nossa cidade favorita no Uruguai, se chama Colônia do Sacramento. Fundada em 1680 pelos Portugueses, é a única cidade no país de colonização lusitana; por isso, tem uma arquitetura bem conhecida por nós, brasileiros, pois se assemelha muito com as cidades de Ouro Preto em MG e Paraty no RJ. A cidade foi por muito tempo palco de disputas entre os portugueses e espanhóis para controlar a entrada do Rio da Prata. A herança boa dessa disputa é que o centro histórico apresenta características dos dois povos colonizadores. Diversos restaurantes e pousadas coloniais se espalham pelas charmosas ruazinhas de pedra, tornando-se uma espécie de refúgio romântico. Apenas caminhar nas ruas de pedra do Casco histórico e pela bela calle dos suspiros são passeios imperdíveis. O centro histórico é Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Pandora on the road
Centro de Colonia do Sacramento
Pandora on the road
Calle Suspiros

Colônia é a cidade do Uruguai mais perto da capital Argentina, Buenos Aires. Pode ser acessada de carro (474km) ou de buquebus (grande balsa que leva pessoas e carros para o outro lado do rio da Prata) em 3hs45 minutos. A cidade também é conhecida por ser um balneário no verão, onde você pode relaxar nas águas cristalinas e doces do rio da Prata e ver o pôr do sol encantador que cai na direção de Buenos Aires. Muita gente visita Colonia num bate-volta de apenas um dia vindo de Montevidéu, porém, nós recomendamos dormir na cidade para vivenciar melhor esse encantador destino Uruguaio.

Pandora on the road
Rio da Prata, colônia do sacramento, Uruguai

Colonia tem vários restaurantes Italianos; nós fomos num excelente chamado La Bohemia, na Calle Del Colegio 66/ Barrio Histórico: comida Italiana de primeira! Inclusive, as massas caseiras no Uruguai são geralmente deliciosas.

Pandora on the road
Rondele recheado napolitano do restaurante La Bohemia.

Piriápolis

Outro lugar que adoramos visitar foi Piriápolis,  um balneário ainda pouco visitado pelos brasileiros, mas muito apreciado pelos Uruguaios. Piriápolis está situada a 97 km da capital Montevidéu e conta com  praias variadas, passeios ecológicos, lugares históricos, movimento urbano e vida noturna com bares e cassinos, outra marca turística Uruguaia. Vá a algum dos vários restaurantes que servem mariscos e peixes frescos na cidade, na beira mar.  Lembro até hoje do sabor único de uma lula recheada que comemos em um desses lugares!

Pandora on the road
Punta Colorada

A cidade de Piriápolis encontra-se em uma costa com mais de 20 km de praias. A praia central de Piriápolis, rodeada pela Rambla e seus comércios, é a mais concorrida da zona e uma das mais populares de toda a costa uruguaia; como muita “muvuca” não é o nosso forte, preferimos explorar as praias ao redor, como Punta Colorada. Existem diversas opções para os que desejam se afastar das multidões e ter mais tranquilidade: Praia Verde, Praia Hermosa e Praia Grande ao oeste; San Francisco, Punta Fría, Punta Colorada e Punta Negra ao leste, todas com belas paisagens. Atente para o fato de que essas outras praias não têm infraestrutura como restaurantes, banheiros etc, por isso leve sua comida, bebida e chimarrão (e com relação ao banheiro, vai ser preciso improvisar…).

Vale a pena ir ao Cerro San Antonio, que pode ser acessado de carro e também de teleférico. Tem uma vista estupenda da cidade. Para os que gostam de caminhadas ao ar livre, não deixe de fazer a trilha até o cume do Pan de Azucar (cerca de 40 minutos de acesso fácil), com 389 metros de altura e uma vista privilegiada de toda a geografia local.  No cume fica uma cruz icônica de 35 metros, e mediante uma escada em espiral pode se chegar aos seus braços, levando a uma vista insuperável.  Na base do cerro Pan de Azucar tem uma reserva natural onde há espécies da fauna e flora local.  

Pandora on the road
Escada Caracol Pan de Azúcar
Pandora on the road
Cruz do Cerro Pan de Azúcar

Uruguai é um país pequeno, mas cheio de encantos. Programe-se para uma visita e surpreenda-se!