
Eram tantas as opções de ilhas pra visitar nas Filipinas que foi muito difícil escolher. Acabamos optando por Siquijor, uma ilha misteriosa ao sul de Cebu. Um ônibus e 2 balsas são necessários para acessá-la, mas é possível fugir um pouco dos grupos de turistas concentrados na disputada ilha de Palaw.

Faz apenas poucos anos que Siquijor está desabrochando para o turismo, mas entre os Filipinos, a ilha guarda muitas histórias; algumas, até mesmo macabras. Faz alguns séculos que as tribos habitantes da ilha usam poções mágicas para curar desde doenças físicas, problemas emocionais e para espantar espíritos malignos; e provavelmente a existência desses curandeiros e shamans é que deu origem a versão de que a ilha é habitada também por bruxas. A lenda é tão forte que muitos filipinos se recusam a pisar aqui, e preferem passar as férias em algum local menos “perigoso”.

Infelizmente (ou felizmente?) não vimos nenhuma bruxa, mas aproveitamos o tempo para alugar uma motoca e explorar as cachoeiras, santuários marinhos e praias, mas essas não do mesmo padrão de paraíso a que estávamos acostumados no país. Um dos passeios mais legais foi a visita à cachoeira Cambugahai, uma cascata de 3 diferentes níveis, água extremamente refrescante e de impressionante cor azul turquesa.

Cada nível tem o seu próprio poço pra nadar, e onde também está disponível toda uma estrutura de entretenimento, que conta com plataformas para salto, cordas para se balançar e se jogar na água, no melhor estilo Tarzan, e balsas de bambu. Como sabíamos que era uma das atrações mais visitadas de toda ilha, chegamos antes das 7 da manhã e tivemos todo esse parque aquático natural por algumas horas só pra nós.