Nossa Casa Nômade.

 

Escolhido o carro: Land Rover defender 110, ano 2003 – Apelidada de Pandora

 

A etapa de transformação da Pandora em uma casa-nômade é uma das mais importantes do projeto, pois vamos morar nela pelos próximos 3 ou 4 anos! Pesquisamos dezenas de projetos de outros overlanders, fotos na Internet e no Pinterest, e compilamos várias idéias até chegar no nosso ideal de projeto, pois não existe certo ou errado, existe aquele que se encaixa com as expectativas e necessidades de cada viajante. 

 
Pois bem, começamos a procurar empresas ou marceneiros que tivessem experiência na fabricação de móveis em veículos. Esse é um projeto peculiar e diferente de móveis planejados para casas, pois deve ser considerada a questão de estabilidade desses móveis, que devem aguentar o “sacolejo” constante do carro. O peso do material, trabalhar com borracha nos interiores e aproveitar cada cantinho do carro eram prioridades também. 
 
Eu havia entrado em contato com as principais fabricantes de motorhomes do Brasil, e nenhuma havia sequer aceitado analisar o projeto. Nessa hora se vê como é muito comum as pessoas não pensarem “fora da caixa”, pois, afinal de contas, seria apenas adaptar as ideias pra um espaço menor e diferente, mas ainda sim um veículo. Teimoso como um autêntico Brancalion, fui com a Rafa numa Feira de motorhomes no final do ano passado em Novo Hamburgo/RS, na esperança que alguém abraçasse nosso projeto. Entramos em praticamente todos as motorhomes expostas e ficamos impressionados com a modernidade e comodidade dessas verdadeiras casas itinerantes. Máquinas de lavar roupa, banheiros super espaçosos, tv’s de tela plana e cozinhas equipadas com todos os eletrodomésticos possíveis; toda essa tecnologia impactava no preço de cada veículo: uma média de 300 mil reais pra cima. Nessa hora, ficava claro na minha cabeça a certeza da escolha da Defender, e pude mostrar pra Rafa que fizemos a melhor opção dentro da nossa realidade.
 
Como esperado, nenhuma empresa aceitou o nosso projeto. Contudo, conhecemos um casal que teve importância muito significativa na existência do Pandora on the Road: Robert Ager e Grace Downey, criadores do Challenging Your Dreams, projeto em que viajaram o mundo também à bordo de uma Land Rover, mas em 2002, quando não havia muito acesso à Internet e a informações essenciais como rotas, países perigosos, vistos e trâmites de fronteiras.  Desde o dia em que folheei as páginas do livro deles, minha imaginação me levou junto a todas as aventuras; por meio das fotos e relatos, rodei o planeta com eles. A semente já havia sido plantada, eu apenas não sabia. Foi um grande prazer conhecê-los e tenho certeza que ainda vamos nos esbarrar por aí. Valeu a visita da Feira!
 
Voltando às pesquisas, o primeiro orçamento, por indicação de um grande amigo, foi feito com a empresa do Rodrigo em Jarinu-SP (http://www.mobiliarium.eng.br/). Os móveis dele são lindos e de muita qualidade, e ele adorou o projeto; mas pesou a distância de 1200 km de Porto Alegre, pois não poderíamos acompanhar o processo de perto. Orçamos com o Rafael da CVE em Chapecó (http://cvechapeco.com.br/), cidade a 457 km ; mas ele tinha uma fila de produção que atrasaria os nossos planos e os custos estavam acima do nosso planejamento financeiro. O Rafael é o responsável pelo belo projeto na Land do casal do Terra Adentro. O terceiro orçamento foi feito com o Dimitrius, de Blumenau/SC (http://tabuamarcenaria.com.br/, a 600 km), que tem uma arte fina e inovadora, além de também ser um overlander e, por isso, ter várias boas idéias pra adaptação e funcionalidade dos móveis na land rover. Todavia, o prazo fornecido também ficou fora da nossa expectativa. Também conversamos com uma empresa no Vale dos Sinos aqui do Sul (www.casadocamping.com.br), mas eles não foram muito flexíveis com as nossas ideias.  
 
Por fim, meu pai encontrou na Internet mesmo uma empresa fabricante de motorhomes em Osório, litoral do RS, que depois descobrimos ser conhecida como a “terra dos motorhomes”. E então conhecemos o Jeferson e a Eva, da Maicá Motorhomes (www.artmoveispersonalizados.com.br – (51) 36637237). Eles fabricam também móveis planejados para casas, mas o Jeferson nos confessou que sua grande paixão é a fabricação das motorhomes. E essa paixão toda reflete na maestria com que produz esses veículos. Quando entramos num ônibus produzido por ele, ficamos encantados com a qualidade dos móveis e com o aproveitamento dos espaços; tudo tinha uma incrível riqueza de detalhes. Soubemos ali que ele era a pessoa indicada a tirar nosso sonho do papel. 
 
Enfim, decidimos pela Maicá Motorhomes de Osório/RS e pelo Jeferson por vários fatores: a proximidade da nossa casa (Osório fica só a 110 km de Porto Alegre, e podemos acompanhar semanalmente o andamento das coisas), a qualidade dos móveis e a experiência do Jeferson na fabricação de motorhomes, o prazo fornecido foi o melhor e pelo importantíssimo fato de que o preço dele foi o melhor de todos os orçados. Além disso, o Jeferson nos ganhou mesmo com uma frase, que “tudo dá pra fazer no carro, mesmo que demore um puco pra achar a solução, mas nada é impossível de ser feito”.  Fechamos contrato e agora estaremos grudados no Jeferson pelos próximos 45 dias, pra dar pitaco em tudo que for possível!
 

Etapas para a transformação da Defender 110 na Pandora on the Road

 
1º) Retirar todos os forros do teto e a parte estrutural das janelas, bem como todos os bancos do carro. Tampar com massa qualquer buraco, para não entrar ar da rua.
 
2º) Fazer o isolamento térmico na defender, colocando uma camada de lã pet hipoalergênica e anti-fogo e uma manta de alumínio por toda a extensão do teto, portas e piso.
 
3º) Revestimento das laterais e teto com uma lâmina de Mdf 3mm, pra acabamento.
 
4º) Revestimento do piso com compensado naval e por cima o piso Decorflex
 
Pandora on the road
Ideias saindo do papel…

 

Pandora on the road

Colocação de isolante térmico na Land Rover

Pandora on the road
Isolante Térmico na Defender, Pandora on the Road
Pandora on the road
Isolante térmico em baixo dos bancos da Defender
Pandora on the road
Isolante Térmico nas janelas. O frio costuma entrar pelas janelas do carro.
Pandora on the road
Rede elétrica da Land Rover instalada e revestimento térmico.
Pandora on the road
Revestimento de laterais e teto em mdf 3mm

 

Pandora on the road
Armário para guardar as roupas, do lado Esquerdo apenas, rs. 
Pandora on the road
Armario Profundo/Baú para guardar roupas de inverno e a Geladeira na porta do passageiro

 

Pandora on the road
Inversor 1000 watts, serrana empresa de Caxias do Sul, cidade que trabalhei por 12 anos.

 

Pandora on the road
Disposição da geladeira da Consul de 220 volts e do inversor de 1000 watts. Na Pandora on the road.
Pandora on the road
Armários sendo instalados na Pandora on the road.
Pandora on the road
Pandora supervisionando as obras, rs.