A escolha do Carro/Caramujo/Casa

Escolha do Carro

A minha ideia inicial sempre foi  a Land Rover Defender 110.  Por ser um ícone mundial dos overlanders e do mundo 4×4, essa camionete está na minha imaginação desde que sou criança, ao ver nos filmes os exploradores e aventureiros vagando pelas planícies africanas com esse Jeep. Para mim, ela sempre foi a chave para explorar o mundo com segurança. Os Exércitos de vários países tem Defenders por se tratar de um carro grande, forte e robusto que chega em qualquer parte do planeta.

Em conversar iniciais com a Rafa, ela não se mostrou muito confortável com a ideia da Land, pois não teríamos banheiro e nem o conforto que uma Motorhome proporciona. Comecei a fazer pesquisas em modelos nacionais e importados, mas os preços destes são impraticáveis no Brasil. Apesar de existirem diversas empresas nacionais com muita qualidade e um trabalho excelente de acabamento na fabricação de Motorhomes, os preços praticados extrapolavam de longe nosso orçamento. Ainda estamos muito atrás no quesito preço quando comparados a vizinhos Sul Americanos como Argentina e Chile, e anos luz atrás dos Norte Americanos, que possuem arraigado em sua cultura viajar de motorhome com toda família. Muitas pessoas no EUA aguardam se aposentar para cair na estrada com suas casas rodantes.

Motorhomes 

Pesquisamos muito sobre as Motorhomes americanas e todas as mordomias dos RV (veículo de recreação)  quase nos direcionaram para essa escolha.  Uma ótima opção encontrada foi o veículo fabricado pela empresa Cruise America, que tem preços bem convidativos nas motorhomes, que são montadas nas camionetes da Ford E-350.  Com cerca de 28 mil dólares você pode adquirir uma casa/carro ano de 2012/2013, praticamente novo com uma média de 150 mil milhas rodadas em estradas boas. Segue o site para quem quiser conferir  http://www.cruiseamerica.com/

Pandora on the road
Thor majestic 19 G

A enorme vantagem das Motorhomes é que elas vêm superequipadas, com tudo que se tem direito: armários, cama de casal, mesa de jantar, geladeira, microondas, ar condicionado, tudo muito completo. Um grande problema é que o motor desses veículos são motores Ford: 5.4 com 8 Cilindradas, muito fortes e todos à gasolina, consumindo uma média de 5,5 km por litro. Sob essas condições, praticamente metade do orçamento da viagem seria gasto em combustível. Não teria como encarar um carro tão “beberrão”. Logo, desistimos (pra tristeza da Rafa!).

Fora que ela não é um 4×4, não entra em um contêiner e teria que ir na proa dos navios, caso esse em que você tem que deixar a chave do carro com os operadores, causando maior insegurança (afinal, todos seus pertences estão ali dentro).  Outro detalhe é que, por não transitar em estradas off road, ela não poderia nos levar a todos os cantinhos em que queremos ir! Só temos ótimas lembranças com a motorhome alugada na Lua de Mel na África do Sul, mas não vai der dessa vez que vamos viajar o mundo de motorhome, quem sabe na próxima viagem!

Toyota Land Cruiser, Hilux ou Toyota SW4. 

A Toyota é outro simbolo mundial para aventureiros da estrada.  Com fábricas espalhadas no mundo todo e reconhecida mundialmente pela qualidade e durabilidade de seus carros,  estava também em nosso radar.

Minha favorita é o modelo Land Cruiser que tem muito nas savanas Africanas e na Austrália e EUA. Ela tem a carenagem robusta e imponente como a Land Rover Defender, e também chega em qualquer lugar, mas infelizmente esse modelo não tem no Brasil.

Pandora on the road
Toyota Land Cruiser

O plano B na linha da Toyota seria o SW4 que é um carro muito confortável e tecnológico em comparação com a Defender, mas a maioria é automática aqui no Brasil e a grande desvantagem é que tem quase 30 cm a menos que a Land Rover, impossibilitando de se fazer uma cama na parte interna. E para a manutenção desses carros é necessário o uso de um escâner, que não é tão facilmente encontrado em alguns locais. Desistimos. Os preços de uma SW4 em bom estado 2006/07 se aproximam com os valores de mercado da Defender. 

Outra opção na linha Toyota era a camionete Hilux, umas das camionetes mais vendidas no mundo todo. Um baita carro. O preço também se assemelha a uma Defender dependendo do ano de fabricação; porém, para aproveitar melhor o carro no estilo overlander, já que não poderíamos dormir dentro da camionete, seria necessário adaptar um anexo à caçamba da caminhonete. Uma das melhores empresas do Brasil na fabricação desses compartimentos sem duvida é a Camper Duaron.   Site: http://camperduaron.com.br/

Pandora on the road
Hilux e camper

Todavia, esse anexo custa em média 75 mil reais, o que impossibilitou nossa aquisição. As vantagens se assemelham as da motorhome, pois vem completa com ar condicionado, cozinha, armários, banheiro, água quente, toda a rede elétrica e etc. Modelos mais completos oferecem até máquina de lavar, televisão, etc. Meu pai era um entusiasta dessa ideia. Porém,  a  Hilux + o camper ficaria em média 150 mil reais, investimento inicial que iria nos descapitalizar demais. Portanto, opção também descartada.

Pra quem busca conforto e não quer arriscar com carros mais velhos, é uma excelente opção. Fica metade do preço em média de uma motorhome comprada no Brasil e você ainda tem a opção da camionete 4×4. Me informaram que pra enviar de contêiner deve ser num de 40 pés, pra caber a caminhonete mais o anexo.

Kombi

A kombi também era uma opção, pois ela facilmente pode ser transformada em uma mini-casa, mas sua desvantagem é que, além de ser muito baixa, não tem tração nas 4 rodas e não nos levaria aonde queremos chegar. Apesar de ser um charme e estar na minha imaginação hippie. Também descartada.

Pandora on the road
Kombi toda charmosa e convidativa.

Land Rover Defender 110

Land Rover Defender: era a minha favorita desde a infância e foi com ela que fiz uma viagem ao Chile com 4 amigos em 2009. Tive o sentimento naquela época,  de que, caso um dia eu caísse na estrada, era com esse carro que gostaria de ir. Fizemos uma expedição de 45 dias do norte ao sul chileno saindo do Brasil. Rodamos também pelo Norte Argentino, com o carro lotado de malas e barracas, dois pneus extras, e uma máquina de lavar por 1200 km (que a mãe de um dos amigos pediu pra entregar a um parente… e pedido de mãe não se nega né?)  O desempenho da Libertá, apelido da nossa Land,  foi impressionante: dirigimos desde o Salar de Uyuni até o deserto do Atacama; percorremos trilhas que permeiam o vulcão Villarica, em Pucón,  no Chile, e a robustez e força da Land Rover me surpreenderam muito. Salvamos um ônibus em Puerto Montt, perto do Vulcão Osorno, com nosso guincho. Desde essa viagem sonhava em viajar pelo mundo com esse carro. E a grande vantagem de comprar o carro no Brasil é que eu poderia revender facilmente também. E sair do país com um carro nacional tem suas vantagens: com a documentação toda do carro sendo do meu país de origem, poderia evitar situações de propina. No caso de um carro americano, teria que sempre explicar às autoridades toda a história da compra. O pouco que eu sei de fronteiras me leva a tentar facilitar essa experiência o máximo possível.

A capacidade da Defender em andar em terrenos Off Road pesou muito na nossa escolha. Na terra, ela está em seu habitat natural. Ela nos levará com segurança pelos confins do planeta. À bordo da Pandora vamos poder desbravar os lugares mais espetaculares e longínquos do nosso mundão.

O modelo 300 TDI fabricado até 2005 no Brasil é 100 % mecânico, não tem a necessidade de computadores ou de passar por escâner para fazer a manutenção; além da facilidade de achar peças no mundo todo.

O fato de  a Defender 110 ser um carro de certa forma compacto, mas com um ótimo espaço interno, também foi um dos motivos de sua escolha. Além da barraca automotiva de teto, também possuiremos uma configuração noturna para que possamos dormir dentro do carro, o que será de grande valia nos dias muito frios. Iremos revestir todo o veículo com manta de PVC e folhas duplas de alumínio, a fim de manter a temperatura em até 7 graus (pra mais ou pra menos). E a Defender chega a ter 30 cm a mais que Toyota SW4, outro carro que também cogitamos viajar. Tudo apontava para o mundo Land Rover, e nos rendemos aos seus encantos.

Pandora on the road
Pandora on the road, Cambará do Sul