Montenegro não estava no nosso roteiro inicial, mas após a decisão de ir para a Croácia em vez da Ucrânia quando saímos da área Schegen, buscando temperaturas mais amenas, era natural que visitássemos o país, vizinho ao sudoeste da Croácia – e também dono de uma das costas que virou “queridinha” da Europa nos últimos anos.

Montenegro, que significa montanha negra, é um pequeno país montanhoso nos Balcãs. Suas cidades mais visitadas são Kotor e Budva, cidade a 25 km de Kotor, que também possui um centro histórico muito bem preservado e uma orla requisitada por Russos, Britânicos e outros turistas no verão. Em nossas pesquisas, descobrimos o Parque Nacional de Durmitor, que era abundante em natureza e montanhas.
Viajamos 186 Km e toda brisa do mar ficou para trás, substituída pelo vento frio soprado das montanhas nevadas.


Depois de dirigir pela Serra, com o agravante das estradas tomadas de neve, chegamos ao vilarejo de Zablajk, a 1.456 metros de altura, o que justifica as baixíssimas temperaturas. Na primeira noite já fomos surpreendidos com -13, sendo que nunca tínhamos vivenciado um frio tão intenso antes.

No dia seguinte fomos visitar o parque nacional, um dos cinco do país. O Durmitor atrai viciados em adrenalina de todos os tipos: praticantes de montanhismo, caminhada, ciclismo, natação, esqui, snowboard, rafting e muito mais. Não importa a temporada, os aventureiros visitam o parque para obter o máximo de emoção e contemplar sua incrível beleza natural.

A região de Durmitor é a parte mais importante da gama de montanhas de Dinara, caracterizada por altos topos, florestas abundantes e desfiladeiros profundos. O Canyon Tara é o maior da Europa com 1300 metros, e o segundo mais profundo do mundo, atrás apenas do Grand Cânion, nos Eua.

Há 17 lagos glaciares no parque, sendo o lago negro o mais visitado pelos turistas, por sua beleza e pela fácil caminhada de 700 metros desde a entrada principal. A montanha mais alta do país – Bobotov kuk, com 2522 metros, também está no Durmitor. No verão, muitas pessoas sobem até o cume. Desde 1980, o parque e o Cânion Tara estão sob proteção da UNESCO, sendo que o primeiro foi proclamado reserva ecológica mundial. A flora e a fauna no parque nacional são abundantes, tornando-o um reduto protegido de natureza selvagem em Montenegro.
A cidade de Zabljak, porta de entrada do Durmitor, tem uma excelente infraestrutura, com hotéis e apartamentos para todos os gostos e bolsos. A cidade também tem uma estação de Ski e diversos restaurantes e um supermercado. Seja no verão ou no inverno, a região merece com certeza uma visita.