Kotor

KOTOR 

Kotor é o principal destino em Montenegro, esse pequenino e intrigante país que visitamos e que somente conquistou independência 11 anos atrás. Os arqueólogos acreditam que tenha sido fundada 6 séculos antes de Cristo. A cidade antiga – ou Stari Grad – é um labirinto medieval de becos e ruelas de pedra que levam a igrejas, museus e palácios venezianos. É inteiramente circundada por uma imponente cintura de muralhas, em formato triangular, que se camufla na montanha.

Pandora on the road
Cidade Murada de Kotor, fortaleza e Castelo

 

 

A Fortaleza foi construída no século XV para proteger a cidade dos constantes ataques Otomanos, sendo que um terremoto foi o causador dos estragos que se vêem em muitos trechos. Subir ao topo do Monte Ivan a 1200 metros de altura (pra se ter uma ideia, o Cristo Redentor está a 710 metros) e chegar no Castelo de San Giovanni, é uma prova de resistência, pois 1400 degraus separam você da bandeirinha que está na parte mais alta da muralha, a perder de vista. Pra acrescentar uma dose de emoção, no dia em que subimos, a escadaria de pedras estava super escorregadia devido às intensas chuvas dos dias anteriores. Lá de cima a gente esquece o cansaço e os joelhos latejando do esforço (tem que pôr um drama extra né gente? pra valorizar a história), porque a vista da cidade e da Baía de Kotor é de bambear as pernas (que já estam suficientemente bombas!).

Pandora on the road
Cidade de Kotor em forma de triângulo.
Pandora on the road
Igreja de nossa Senhora dos Remédios e a vista da baia de Kotor
Pandora on the road
Vista da baía de Kotor

A Baía, tombada pela Unesco, é cercada pelos únicos fiordes do Mediterrâneo e suas águas cristalinas parecem um espelho d’água refletindo as montanhas. Acrescentando beleza e curiosidade a esse cenário paradisíaco, 2 ilhotas reinam absolutas em meio ao Mar Adriático, em frente ao vilarejo de Perast. A ilha de São Jorge é natural e nela está um monastério do século XII, que não pode ser visitado. Em contrapartida, a ilha “irmã” Nossa Senhora das Rochas foi construída artificialmente por pescadores, fruto de uma promessa, reza a lenda. Abriga um museu e uma igreja, podendo ser visitada com os taxis marítimos que saem de Perast.

Pandora on the road
Perast e suas Ilhas

Kotor ainda apresenta uma peculiaridade bastante diferente: centenas de gatos moram nas vielas da parte antiga. Eles são herança dos felinos que chegavam no local nos navios vindos de todo o mundo. Eles brotam de todos os cantos e esquinas e ao menor descuido, pulam no teu colo e ali se instalam. Os bichanos viraram um símbolo de boa sorte e são adorados por todos os moradores. Vários deles queriam morar na Pand Rover, mas isso seria uma fronta a Pandora-cão que está no Brasil e jamais nos perdoaria.

Pandora on the road
Gatinho apreciado a vista da baía de Kotor

 

Pandora on the road
Kotor de noite
Pandora on the road
Vista da bela baía de Kotor.